A libertação da fé!


A Libertação da fé!
Hebreus 11:33; Daniel 6:16-28
 
A história de Daniel na cova dos leões é um dos mais dramáticos incidentes na Bíblia e é, seguramente, a isso que Hebreus 11:33 se refere. O registo deste incidente é um grande fortalecedor para a fé, é um desafio permanecer firme num tempo de testes e provações, e é uma demonstração maravilhosa do poder da oração. A história de Daniel na cova dos leões é uma ilustração de Provérbios 18:10; 1 Coríntios 16:13; 2 Timóteo 4:18 e Tiago 5:17. 

O capítulo 6 de Daniel é uma história autêntica, mas é também um quadro profético da proteção que Deus dará ao Seu povo fiel no final dos tempos, no tempo em que Seus julgamentos serão derramados. O registo também fornece uma maravilhosa ilustração da ajuda atual que Deus dá ao Seu povo em tempos de provações e testes. Neste estudo, notamos a fé de Daniel - a confiança que ele tinha em seu Deus! É essa confiança silenciosa que Deus quer que Seu povo desfrute. 

1. A fé verdadeira sempre será testada. 

Daniel ocupou um cargo muito alto na corte do rei Dario na Babilônia. Ele era o primeiro-ministro, e nessa época ele tinha entre 80 e 90 anos de idade. Ele era conhecido por todos pela sua piedade e pela sua fé em Deus, e em consequência ele tinha muitos inimigos. 

Veja os versículos 4 e 5. Foi ótimo para Daniel ser o primeiro-ministro - mas veja II Timóteo 3:12. Na corte real de Dario havia presidentes e príncipes e outros funcionários que estavam determinados a causar a queda de Daniel. Em certa medida, isso deve ser verdade para todo cristão que está determinado a ser fiel ao Senhor. É certamente impossível ser cem por cento leal ao Senhor Jesus e escapar da perseguição - ver 1 Pedro 4: 12-14. 

Veja os versículos 6 a 9. Se Daniel tivesse sido fraco na fé, certamente teria abandonado sua adoração a Deus, seu hábito de oração de anos, e teria encontrado algumas desculpas para não obedecer às ordens dos seus inimigos, mas permaneceu Fiel na hora do teste. 

Veja o versículo 10. Que grande versículo é esse! Este é o homem que segue em frente como se seus inimigos não estivessem contra ele e determinados a causar sua queda.
Veja o versículo 11. Então Daniel foi lançado aos leões. 

Veja os versículos 16 e 17. Pobre Daniel! Que provação para um servo de Deus! Mas espere.
??? O irmão está em algum covil de leões, nalgum lugar apertado, com pessoas contra você, sendo perseguido por causa da justiça, no antro do pecado, da tentação ou do desespero? Sim, aquele velho leão que ruge, Satanás ameaça devorar-te (1 Pedro 5: 8). O que é que pode fazer? – Blasfemar, lutar e reclamar? Sim, pode fazer todas essas coisas, mas não deve e não precisa. Faça o que Daniel fez - confiar em Deus; e não se surpreenda se a sua fé esteja a ser severamente testada. 

2. A fé verdadeira sempre será adequada.
Daniel foi atirado aos leões, embora ele fosse um homem tão piedoso. Deus realmente permitiu que o Seu servo fosse colocado na cova, assim como anteriormente permitira que Sadraque, Mesaque e Abednego fossem colocados na fornalha ardente (Daniel 3: 17-23); assim como permitiu que Paulo e Silas fossem lançados na prisão (Atos 16: 23-24). Da mesma forma, talvez Ele tenha permitido que o irmão fosse lançado na prisão da falta de saúde, ou perda, ou tristeza, ou algum outro teste.
Mas tome nota: como é que Daniel reagiu? Ele continuou a confiar em Deus para esta nova situação em que se encontrou. 

Veja o versículo 16. A fé no Deus Vivo dá paz e equilíbrio no meio a situações terríveis. Produz dentro do crente a experiência de Isaías 26:3.
 
Veja os versículos 18 a 20. Daniel estava mais em repouso na prisão com os leões do que Dario estava no seu palácio com todos os seus confortos e luxos. E você está em algum covil de leões? Acredite nisso - os leões não podem prejudicá-lo a menos que Deus os permita, e se Ele lhes disser de alguma forma será o melhor, como Romanos 8:28 nos assegura. O que Deus mais quer em nossas vidas é simplesmente que confiamos nEle, como Daniel fez. 

Veja o versículo 20. Deus é capaz? Claro que ele é! - mas a vontade dele é o mais importante. Poderia ter sido a vontade de Deus que os leões matassem ou matassem Daniel, e se fosse assim, teria sido a maior coisa que poderia ter acontecido com ele, pois não há nada maior do que Deus para realizar Sua vai na vida de um dos seus filhos. No entanto, era a vontade de Deus que Daniel fosse protegido e preservado para continuar o serviço. 

3. A verdadeira fé sempre trará libertação.
Veja os versículos 20 a 23. O poder que libertou Daniel foi o poder de Deus. Quando Daniel estava na cova, outra pessoa estava lá com Daniel e os leões. 

Veja o versículo 22. O anjo de Deus estava no covil - veja o Salmo 91:11-13 e compare Hebreus 1:14. Deus ainda pode enviar o Seu anjo para nos libertar quando estamos em lugares de perigo? Claro que ele pode! Acima de tudo, Ele pode libertar-nos com o anjo da Sua presença - veja Isaías 63:9. Que grande coisa é aprender e experimentar o poder libertador de Deus, pois liberta do pecado (Hebreus 7:25); do medo (Salmos 34: 4); da dúvida (Mateus 14:31); da ansiedade (Filipenses 4: 6-7); e Ele quebra o poder dos maus hábitos.

Se está em algum covil horrível, sendo ameaçado por qualquer tipo de leão, o mesmo poder que libertou Daniel lhe entregará se você depositar sua confiança no Deus vivo. Deus pode libertar aqueles que confiam em Deus de todo o mal - de uma “consciência culpada” (Hebreus 10:22); de um “coração pecador e incrédulo” ”(Hebreus 3:12); desta “era maligna” ”(Gálatas 1: 4); de “calúnia” (Efésios 4:31); de ““ má companhia ”” (1 Coríntios 15:33); e de todo tipo de mal ”(1 Tessalonicenses 5:22). 

4. A verdadeira fé sempre glorificará a Deus.
Veja os versículos 25-27 e compare Filipenses 1:12. Quão emocionado e humilde este grande homem de Deus deve ter sido quando em resposta a sua própria oração, e por causa de sua própria fidelidade e confiança em Deus, Dario foi levado a dar este grande testemunho!
Há um verso que de uma maneira especial resume a história de Daniel na cova dos leões - é Provérbios 16: 7.

1 comentário:

Obrigado pelo seu comentário.