O DEUS DAS POSSIBILIDADES DENTRO DAS NOSSAS IMPOSSIBILIDADES



 

O DEUS DO IMPOSSIVEL NA NOSSA POSSIBILIDADE.
TEXTO: Is 17.1-16 

1. LIÇÕES QUE APRENDEMOS:

1. DEUS GUARDA QUEM TEM UM COMPROMISSO COM ELE: Assim como Elias sustentou a luta pela causa de Deus, agora Deus cuidaria da causa de Elias, isto é, sua SUBSISTÊNCIA: “O nosso Deus é o Deus da salvação; e a JEOVÁ, o Senhor, pertencem as saídas para escapar da morte.” Sal 68.20

2. DEUS TINHA UM PLANO NA VIDA DE ELIAS, E TAMBÉM NA VIDA DA VIÚVA:
1. Elias, ao chegar em Sarepta, de Sidom se depara com uma camponesa pobre, prestes a comer sua última refeição: “...chegando a porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha. E ele a chamou e disse: Traze-me, peço-te, numa vasilha um pouco de água que beba.” 1Rs 17.10

2. O Profeta ELIAS então disse: “Traze-me, agora, também um bocado de pão na tua mão.” 1Rs 17.11

3. Diante desse pedido a viúva declarou:”Vive o Senhor, teu Deus, que nem um bolo tenho, senão um punhado de farinha numa panela e um pouco e azeite numa botija. E vês aqui, apanhei dois gravetos e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos e morramos.” 1Rs 17.12

ELA NÃO TINHA QUEM A SOCORRESSE!

NOTA: Nesta triste condição observamos que Deus NÃO enviou para ela UM MILAGRE, ou mesmo DINHEIRO, mas em vez disso, apresentou-lhe a OPORTUNIDADE DE SEMEAR UMA SEMENTE! Deus enviou um PROFETA para lhe ensinar!

4. Elias compreendeu esta lei e foi capaz de ACIONAR A MUDANÇA na vida dessa mulher ao ensinar-lhe o princípio da SEMEADURA E DA COLHEITA!
Esta mulher moveu-se por príncipios:

O princípio da obediência (v. 8-9): Não importa para onde o Senhor possa enviar-nos, devemos obedecê-lo e crer que Ele já providenciou nosso sustento. 

O lugar da bênção de Deus sobre a nossa vida é aquele para onde ele nos envia.
            Moisés – perante o mar vermelho – tiveram de obedecer e marchar.
Josué e os sacerdotes – tiveram de OBEDECER e atravessar o rio jordão.
            Jonas – teve de obedecer para não morrer
            Pedro – Pesca milagrosa – teve de obedecer para apanhar MUITO peixe

O princípio da hospitalidade – DISPONIBILIDADE (v. 10-12): Elias pediu que a viúva lhe trouxesse água, e ela prontificou-se em atender o profeta. Ainda nos dias de hoje há pessoas hospitaleiras, que sentem prazer em servir, mesmo quando os recursos são escassos, e quando não há muito conforto a oferecer. A expressão da viúva no v. 12 é bastante natural, pois fala de sua preocupação na condição de mãe, além de informar ao profeta que não tinha tanto quanto gostaria de ter para atendê-lo melhor.

O princípio da generosa sementeira (v. 13): Os recursos de Deus são sementes. Pouco ou muito, são sementes. Deus em graça concede-nos “sementes”. Sementes são recursos espirituais e materiais que o Senhor confia para realizarmos uma boa sementeira.

3. A PEQUENA SEMENTE NA MÃO DELA IRIA TORNAR-SE A SOLUÇÃO PARA A SUA CRISE!

1. “Elias lhe disse; não tenha medo. Vá para casa e faça o que disse. Mas primeiro faça um pequeno bolo COM (a semente) O QUE VOCE TEM e traga para mim, e depois faça algo para você e para o seu filho. POIS ASSIM DIZ O SENHOR, o Deus de Israel: A FARINHA NA VASILHA NÃO SE ACABARÁ E O AZEITE NA BOTIJA NÃO CESSARÁ ATÉ O DIA E QUE O SENHOR FIZER CHOVER SOBRE A TERRA.”  I Rs 17:13-14

2. A SOLUÇÃO PARA CADA PROBLEMA QUE ENFRENTAMOS ESTÁ DENTRO DAS SEMENTES QUE TEMOS! 

3. PRECISAMOS LIBERTAR O QUE TEMOS, SE DESEJARMOS QUE DEUS MANIFESTE PARA NÓS O QUE ELE TEM EM SUAS MÃOS! 

4. SEMEANOS EM OUTRAS VIDAS, MAS COLHEMOS EM NÓS MESMOS. Nossa colheita é proporcional à nossa sementeira. Apesar de ter semeado pouco, a viúva semeou do seu tudo, ou seja, proporcionalmente foi muito. Temos aqui um caso semelhante ao da oferta da viúva pobre (Mc 12.41-44).

4. QUANDO O QUE TEM NÃO É O BASTANTE PARA RESOLVER UM PROBLEMA TRANSFORME-O NUMA SEMENTE!

            5 Pães e 2 peixes; Um punhado de farinha e azeite, fé de um tamanho grão de mostarda…
Torne-se um SEMEADOR e prepare-se para GRANDES E PODEROSAS COLHEITAS na sua vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.