AS VITÓRIAS E OS SEUS PRINCÍPIOS




 

AS VITÓRIAS E OS SEUS PRINCÍPIOS.
Josué 6:1-21 e 7:1-8

Introdução
Nós temos grandes conquistas para alcançar:
Temos crianças que precisam crescer,
Temos pessoas que precisam alcançar maturidade,
Temos outros que precisam reproduzir em outros o que são...

Ouvi dizer que a principal tarefa do pastor é treinar os santos... O maior desafio do pastor é levar o “seu povo” a ser um povo que se reproduz.

O fruto da Macieira = maça ; Pereira = pêra; Abobreira = abóbora;
         Qual é o fruto do crente? ...são outros crentes.



Este é o desafio que temos... Eu creio que Deus quer 100% de crescimento. Do dízimo é 10%, é o limite mínimo, mas de crescimento, é 100%.

Ef 4:15 “cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo".

Is 54:2 “Amplia o lugar da tua tenda, e estendam-se as cortinas das tuas habitações; não o impeças; alonga as tuas cordas, e fixa bem as tuas estacas".

Atos 5:14 "a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais". Aumentava... multiplicava...

O desafio é 100%, irmãos... Deus quer o aperfeiçoamento dos santos... quer que todos cheguemos a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo! Temos que conquistar isto!

Mas, precisamos aprender os princípios de Deus que geram a conquista naquilo que estamos a sonhar.

Exemplo: Israel, liderado por Josué.

Numa batalha, a de Jericó, eles foram vencedores. Na batalha seguinte, foram vergonhosamente derrotados.

Precisamos entender os princípios que levam à vitória ou ao fracasso, na luta por grandes conquistas.

O primeiro princípio que precisamos entender é o da:
1- ORAÇÃO E DEPENDÊNCIA DE DEUS
Em Josué 5:13-15 lemos sobre o desafio de Israel diante da Cidade de Jericó, e em Josué 7:2-4, lemos sobre o desafio de Israel diante da cidade de Ai.

E podemos notar que tanto Josué como o povo de Israel, tiveram atitudes diferentes diante desses desafios.

Na primeira, para a conquista da cidade de Jericó, ele orou, ele ouviu Deus, ele recebeu estratégias de Deus.

Mas na segunda, para a conquista da cidade de Ai, talvez por menosprezar o desafio, nem Josué nem o povo fizeram oração... o que lemos que fizeram foi somente planear, planeamento humano.

Então, diante da cidade de Ai, o que não faltou foi um ai para cada um deles: "Ai meu pé... ai minha cabeça... ai minha barriga... ai de mim... ai meu Deus do céu!"

A lição: Se quisermos grandes conquistas, o nivél de oração tem de ser proporcional.

O próximo princípio que precisamos entender é o da:
2- ESTRATÉGIA E PLANEJAMENTO
No capítulo 6, antes de encarar o desafio de Jericó, lemos que houve estratégia e planeamento, mas em Josué 7, diante de Ai, não lemos nada disso.

É fácil perceber, que para a conquista de Jericó, então havia uma estratégia sobrenatural dada por Deus, e o povo seguiu o planeamento de Deus à risca.

Mas quanto ao desafio de Ai, não havia nenhuma estratégia (muito menos sobrenatural, muito menos dada por Deus). Josué, o líder, enviou 3 mil homens sem um planeamento claro do que fazer e eles foram humilhados.

A lição: Se quisermos grandes conquistas, se quisermos multiplicação, crescimento, se quisermos o aumento do número de conversões... do número de batismos, então, nós temos que seguir o planeamento e as estratégias que Deus dá.

Outro princípio a ser entendido é este, o da:
3- COMPROMISSO (santidade)
O compromisso é o fator fundamental para as conquistas.

Antes de Josué e seu povo conquistar Jericó, houve um período de santificação, todo o povo santificou-se, mas quando partiram para a conquista de Ai, o pecado de um homem chamado Acã foi a brecha para o fracasso.

A lição é: O compromisso/santidade são as condições necessárias para as grandes conquistas.

Finalmente, precisamos entender o princípio da:
4- UNIDADE E RESPONSABILIDADE
Irmãos, para não sermos derrotados nas nossas conquistas é preciso a participação de todos, o envolvimento de todos, naquilo que queremos conquistar.

Em Jericó, todo o povo rodeou a cidade e fez o que Josué ordenou. Agora, em Ai, a maioria absoluta do povo ficou relaxada e apenas 3 mil foram à batalha.

E qual foi o resultado? ...poucos trabalharam, então todos saíram derrotados.

A lição é: Se quisermos grandes conquistas, se quisermos mais pessoas convertidas a Jesus, se quisermos mais batismos nas águas a ser realizados, tem de haver um envolvimento de todos nesse desafio!

Conclusão
Creia no poder do Espírito Santo que habita em si para faze-lo ganhar vidas. Creia no poder do Espírito Santo para fazer de si uma pessoa frutífera para a glória de Deus!


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.