Sem armas...

 


1 Sm 13:16-22 ¹⁶ Saul, e Jônatas, seu filho, e o povo que se achava com eles ficaram em Geba de Benjamim; porém os filisteus se acamparam em Micmás. ¹⁷ Os saqueadores saíram do campo dos filisteus em três tropas; uma delas tomou o caminho de Ofra à terra de Sual; ¹⁸ outra tomou o caminho de Bete-Horom; e a terceira, o caminho a cavaleiro do vale de Zeboim, na direção do deserto. ¹⁹ Ora, em toda a terra de Israel nem um ferreiro se achava, porque os filisteus tinham dito: Para que os hebreus não façam espada, nem lança. ²⁰ Pelo que todo o Israel tinha de descer aos filisteus para amolar a relha do seu arado, e a sua enxada, e o seu machado, e a sua foice. ²¹ Os filisteus cobravam dos israelitas dois terços de um siclo para amolar os fios das relhas e das enxadas e um terço de um siclo para amolar machados e aguilhadas. ²² Sucedeu que, no dia da peleja, não se achou nem espada, nem lança na mão de nenhum do povo que estava com Saul e com Jônatas; porém se acharam com Saul e com Jônatas, seu filho. 

INTRO:

Talvez num outro contexto usássemos a expressão para dizer “nenhuma arma forjada contra nós prosperará.” nas finanças, Relacionamentos, saúde. – áreas em que somos todos tocados.

Estar em guerra e não ter arma é muito mau.

Nada era pior do que estar em guerra e não ter armas para lutar! Assim foi com Israel e assim pode ser com cada um de nós! 

Onde é que estão as tuas armas?

1 Sm 13 fala que eles estavam a ser atacados por 3 destacamentos do povo inimigo - filisteus. (mais conhecidos - Golias, Dalila) e não tinham armas.

Os Filisteus eram tão estratégicos que eles bloquearam as passagens de todo o povo de Israel. Não havia como sair.

Sim! Deus estava com eles, mas não significava que seria fácil! 

ATENÇÃO: O facto de ser possível, não significa que é automático.

ð Existem coisas que precisam ser conquistadas mesmo que tenham sido prometidas por Deus.

 

1 Sm 14:1-14 ¹ Sucedeu, pois, que um dia disse Jônatas, filho de Saul, ao moço que lhe levava as armas: Vem, passemos à guarnição dos filisteus, que está lá daquele lado. Porém não o fez saber a seu pai. ² E estava Saul à extremidade de Gibeá, debaixo da romeira que havia em Migrom; e o povo que estava com ele era uns seiscentos homens. ³ E Aías, filho de Aitube, irmão de Icabode, o filho de Finéias, filho de Eli, sacerdote do Senhor em Siló, trazia o éfode; porém o povo não sabia que Jônatas tinha ido. ⁴ E entre os desfiladeiros pelos quais Jônatas procurava passar à guarnição dos filisteus, deste lado havia uma penha aguda, e do outro lado uma penha aguda; e era o nome de uma Bozez, e o nome da outra Sené. ⁵ Uma penha para o norte estava defronte de Micmás, e a outra para o sul, defronte de Gibeá. ⁶ Disse, pois, Jônatas ao moço que lhe levava as armas: Vem, passemos à guarnição destes incircuncisos; porventura operará o Senhor por nós, porque para com o Senhor nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos. ⁷ Então o seu pajem de armas lhe disse: Faze tudo o que tens no coração; segue, eis-me aqui contigo, conforme o que quiseres. ⁸ Disse, pois, Jônatas: Eis que passaremos àqueles homens, e nos revelaremos a eles. ⁹ Se nos disserem assim: Parai até que cheguemos a vós; então ficaremos no nosso lugar, e não subiremos a eles. ¹⁰ Porém, se disserem: Subi a nós; então subiremos, pois o Senhor os tem entregado nas nossas mãos, e isto nos será por sinal. ¹¹ Revelando-se eles à guarnição dos filisteus, disseram os filisteus: Eis que já os hebreus saíram das cavernas em que se tinham escondido. ¹² E os homens da guarnição responderam a Jônatas e ao seu pajem de armas, e disseram: Subi a nós, e nós vos ensinaremos uma lição. E disse Jônatas ao seu pajem de armas: Sobe atrás de mim, porque o Senhor os tem entregado na mão de Israel. ¹³ Então subiu Jônatas com os pés e com as mãos, e o seu pajem de armas atrás dele; e os filisteus caíam diante de Jônatas, e o seu pajem de armas os matava atrás dele. ¹⁴ E sucedeu esta primeira derrota, em que Jônatas e o seu pajem de armas feriram uns vinte homens, em cerca de meia jeira de terra que uma junta de bois podia lavrar.

 

O que é que fez com que Jonatas fosse tão ousado para ir enfrentar os filisteus?

 ELE ESTAVA:

1.     Em desenvolvimento. Jonatas ainda não tinha 25 anos de idade.

Ou seja… aina não tinha capacidade para racionalizar tudo.

Alguns com a idade – Perdem CAPACIDADE de ter coragem/fé.

 

Ele acreditava que se fizesse alguma coisa, talvez Deus fizesse alguma coisa.

 

2.     Em posicionamento. Jonatas precisou sair do grupo onde estava (onde poucos acreditavam) para o lugar onde ele e Deus seriam a maioria.

3.     Em desespero. OU saímos saqui ou morremos. Se ficarmos iremos morrer, mas se sairmos quem sabe TALVEZ aconteça alguma coisa.

 

Alguns de nós precisam viver mais o TALVEZ em Deus do que o conforto da promessa.

 

o   A incerteza do TALVEZ ou o conforto da Romãzeira?

 

Enquanto o pai (Saul) estava sentado debaixo da romãzeira ele preferiu o arriscar em Deus.

 

Nm 13:23 ²³ Depois foram até ao vale de Escol, e dali cortaram um ramo de vide com um cacho de uvas, o qual trouxeram dois homens, sobre uma vara; como também das romãs e dos figos.

 

NOTA: Quando os 12 espias foram ver aterra prometida, eles trouxeram um cacho de uvas tão grande que precisou ser carregado num pau entre dois homens, juntamento com romãs e figos.

 

No Egipto não crescem romãs. Eles pertenciam à terra que Deus tinha prometido a Israel.

Agora… Saul estava sentado debaixo da romãzeira – o que não é uma coisa má – que representa a promessa de Deus.

 

O problema é quando estás sentado debaixo da promessa de Deus, e Deus está a chamar-te para avançares.

 

O lugar onde estás sentado e com estás sentado nesta fase da tua vida é importante para determinar onde vais chegar…

 

Porque é que eles não tinham armas? - Porque não tinham ferreiros!

 

Filisteus diziam – se eles não tiverem ferreiros para fazer armas para eles mesmos, eles continuarão a ser fracos.

 

Sempre que os Israelitas queriam fazer alguma coisa em ferro – agricultura – eles tinham de ir até aos Filisteus (que são o inimigo, representam mundo).

 

NOTA: Não podemos permitir que as armas da nossa guerra sejam forjadas pelo mundo. Não entregues os teus filhos para serem ensinados pelo mundo. Ou Tu te tornas o FERREIRO da tua casa, ou mundo será…

 

Podes não ter tido um Ferreiro na tua vida que te ajudou, mas podes ser o FERREIRO da tua casa.

 

Podes olhar à tua volta e dizer que não tens nenhuma arma… mas se olhares bem ainda existe armas. Onde? Em Deus…

 

1 Sm 14:20 Então Saul e todos os soldados se reuniram e foram para a batalha. Encontraram os filisteus em total confusão, ferindo uns aos outros com a sua espada.

 

Move-te em fé e vai!

 

Isaias 54:17 ¹⁷ Toda arma forjada contra ti não prosperará; toda a língua que ousar contra ti em juízo, tu a condenarás; esta é a herança dos servos do Senhor e o seu direito que de mim procede diz o Senhor.

 

As armas que eles afiaram para te ferir, são as mesmas usadas para os inimigos morrerem. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo seu comentário.