3- TRÊS ASPECTOS DAS LÍNGUAS ESTRANHAS
No respeitante a falar em línguas, há três aspectos bem distintos:
1- O Dom de Variedade de Línguas na Sua Vida Pessoal
2- O Dom de Variedade de Línguas Na Igreja
3- O Ministério de Variedade de Línguas
3.1- O DOM DE VARIEDADE DE LÍNGUAS NA SUA VIDA PESSOAL
Ao ser baptizado no Espírito Santo, Deus dá-lhe um Dom, um Presente, que é o Dom Sobrenatural de você falar em Línguas que você desconhece, nunca estudou e até, talvez, nunca tenha ouvido.
Este Dom ou Presente, foi dado a si, para você o utilizar quando você quiser e onde você quiser.
É como se o seu pai lhe tivesse dado um automóvel. Agora que o automóvel é seu, você faz dele o que quer. Pode usá-lo de dia, de noite ou até guardá-lo e nunca o usar.
Portanto, na sua vida pessoal, pode beneficiar deste Dom de falar em línguas, quando e onde quiser. Há até irmãos que guardam este Dom e nunca tiram benefício dele.
No capítulo 4 "Para Que Serve Falar em Línguas", eu compartilho mais àcerca deste assunto.
3.2- O DOM DE VARIEDADE DE LÍNGUAS NA IGREJA
I Coríntios 12:10b - "... e a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas".
O Dom de "Variedade de Línguas", consiste em alguém falar uma mensagem em língua estranha para a igreja, mas sempre acompanhada de interpretação.
I Coríntios 14:27-28 - "E, se alguém falar língua estranha, ... haja intérprete. Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo e com Deus".
Normalmente, este dom funciona numa Reunião da Igreja, muitas vezes, logo a seguir ao Louvor e Adoração. Consiste em o Espírito Santo dirigir um irmão a dar uma Mensagem à Igreja em Línguas estranhas.
Para que a Igreja entenda a Mensagem de Deus e seja, por isso, exortada, consolada e edificada, a Mensagem em Línguas terá que ser "INTERPRETADA”.
A isto se chama o Dom de Variedade de Línguas, que está ligado ao Dom de Interpretação de Línguas, que são dois dos nove dons do Espírito Santo e que podem operar juntos.
A diferença fundamental entre o Dom de Variedade de Línguas e o Dom de Falar em Línguas na sua vida pessoal, é que o primeiro dom está sujeito à Vontade de Deus. Você não pode usá-lo quando e onde você quiser, mas é antes o Espírito Santo que se usa de si, quando e onde Ele quer, para dar uma Mensagem à Igreja.
O dom de falar em línguas na sua vida pessoal, está apenas dependente de si; pode falar quando e onde você quiser.
3.3- MINISTÉRIO DE VARIEDADE DE LÍNGUAS
I Coríntios 12:28-30 - "E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro doutores, depois milagres, depois dons de curar, socorros, governos, variedade de línguas. Porventura são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres? Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? Interpretam todos?"
Algumas pessoas usam-se destes versículos para tentar provar que o falar em línguas não é para os dias de hoje.
Paulo não afirma que ninguém fala em línguas estranhas; ele apenas pergunta se terão todos de falar em línguas estranhas.
Jesus deu à igreja cinco ministérios: "Apóstolo, Profeta, Evangelista, Pastor e Mestre". A cada um destes ministros, Jesus deu ferramentas especiais: Palavra de sabedoria, Palavra de Conhecimento, Uma Fé Especial, Dons de Curar, Operação de Maravilhas, Profecia, o Discernir de Espíritos, Variedade de Línguas e Interpretação de Línguas.
Cada um destes dons opera com mais intensidade nuns ministérios do que noutros. O "ministério de variedade de línguas," conforme Paulo se refere em I Coríntios 12:28-30, é dado a cristãos que executam um dos cinco ministérios nos quais os dom de variedade de línguas e interpretação ocupam um lugar importante.
Não é assim com todos. "... há diversidade de operações" (I Coríntios 12:6). Não vou entrar em grandes detalhes, mas melhor que muitas explicações é um exemplo:
CONCLUSÃO:
1- Há o Dom de Variedade de Línguas na sua vida pessoal que opera de determinada maneira.
2- Há o Dom de Variedade de Línguas na igreja, que opera de maneira diferente.
3- Há o Ministério de Variedade de Línguas na igreja que opera diferente de todas as outras maneiras, conforme a direcção do Espírito Santo.
4- PARA QUE SERVE FALAR EM LÍNGUAS
O falar em línguas é um dom que Deus lhe deu, e deve ser usado o máximo possível. Neste capítulo vamos ver qual o benefício de falar em línguas:
1- TER COMUNHÃO COM DEUS
2- EDIFICAÇÃO PRÓPRIA
3- ORAR “100% DE ACORDO” COM A VONTADE DE DEUS
4- LOUVAR A DEUS
5- OBTER DIRECÇÃO DE DEUS
4.1- TER COMUNHÃO COM DEUS
I Coríntios 14:2 - "Porque, o que fala língua estranha não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala de mistérios".
Portanto, quando eu falo em línguas, eu estou a falar com Deus; não estou a falar com mais ninguém, a não ser com Deus.
Portanto, para que serve falar em línguas? Para ter comunhão com Deus! Você pode falar com Deus com a sua mente, isto é, pode falar em português, mas pode falar em línguas também. Infelizmente, a Igreja de Cristo tem feito oração mais na mente do que no Espírito; querem vencer uma guerra espiritual com armas naturais.
I Coríntios 14:15 - "Que farei pois? Orarei com o espírito mas também orarei com o entendimento..."
A parte de si que nasceu de novo foi o seu espírito e não a sua mente. Quando você ora no espírito (em línguas), está a orar durante horas seguidas sem depender do seu limitado conhecimento.
4.2- EDIFICAÇÃO PRÓPRIA
I Coríntios 14:4 - "O que fala língua estranha edifica-se a si mesmo; mas o que profetiza edifica a Igreja".
No original grego, a expressão "edifica-se a si mesmo" tem o mesmo significado de quem está a carregar uma bateria. Como se sabe, para um automóvel funcionar normalmente, a bateria tem que estar carregada. Do mesmo modo, para a sua vida funcionar bem, o seu espírito também tem de estar carregado com a energia do Espírito Santo, pois é pelo seu espírito que todo o seu corpo é vivificado. Muitos irmãos têm uma vida espiritual pouco vitoriosa, porque nunca carregam o seu espírito. É ao orarmos em línguas que nós recarregamos o nosso espírito, ou seja, o Espírito de Deus recarrega o nosso espírito. Veja em Judas 20.
Judas 20 - "Mas vós, amados, edifican-do-vos a vós mesmos, sobre a vossa santíssima fé, orando no Espírito Santo".
Isto quer dizer que, quando você estiver a orar , isto é, orar em línguas estranhas, você está a edificar-se a si mesmo; está a carregar a sua "bateria " ( o seu espírito ). Portanto, orar em línguas é importante.
A sua verdadeira energia provém do espírito e não da cabeça.
Provérbios 4:23 - "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida".
Aqui, coração refere-se ao espírito. Guarda o teu coração, porquê? Porque dele procedem as saídas da vida, isto é, porque dele procedem os fluxos da vida, a energia que lhe dá forças. Quando uma pessoa está viva é o espírito que dá energia ao seu corpo; quando o seu espírito sai, o corpo pára de funcionar, morre. Portanto, é do seu espírito que saiem as energias para o seu corpo. Então, quanto mais você orar em línguas, mais o seu espírito fica cheio de energia.
Romanos 8:11 - "E, se o Espírito daquele que dos mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dos mortos ressuscitou a Cristo também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita".
4.3- ORAR 100% DE ACORDO COM A VONTADE DE DEUS
Muitas pessoas só fazem um tipo de oração a Deus: orando em Português.
Mas a oração mais eficiente é a oração no espírito.
E oramos em línguas, por uns momentos.
Romanos 8:26 - "E, da mesma maneira, também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir, como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós, com "Gemidos inexprimíveis", significa também "com palavras que não têm tradução". Está a referir-se a orar em línguas. Por exemplo, quando as pessoas choram no Espírito, ninguém sabe o que está a acontecer. Mas o que está a a-contecer é, por exemplo, que o Espírito Santo está a utilizar-se de si para interceder por alguém. Você não sabe o que está a fazer mas está a interceder guiado pelo Espírito Santo.
Romanos 8:27 - "E aquele que examina os corações sabe qual é a intenção do Espírito; e é ele que, segundo Deus, intercede pelos santos".
"É ele que segundo Deus" ou "segundo a vontade de Deus" (outra tradução) "intercede pelos santos".
Então, para que serve orar em línguas? Para orarmos a oração perfeita e sermos edificados. Porque você nunca irá saber orar como convém, nem por si próprio nem pelos outros, porque você não é Deus. Mas o Espírito Santo sabe tudo e o Espírito Santo habita dentro de si. Você não sabe o que há-de pedir como convém. Começa a orar em línguas por si.
Agora estão a compreender porquê Deus lhe deu o poder de falar em línguas, sem você perceber? Sabe porquê? Orando em línguas, não só ora a oração certa, como o Espírito Santo pode usar essa mesma intercessão para orar por um dos seus vizinhos.Com quem você não se dá muito bem. Se você viesse a saber parava logo de orar.
Orar em línguas é a coisa mais importante que existe para orar 100% de acordo com a vontade de Deus.
4.4- PARA LOUVAR A DEUS
I Coríntios 14:15 - "Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento".
Eu soube que há alguns irmãos que estão um pouco confundidos, por nos atrevermos a cantar em línguas, na Igreja. Mas não diz aqui assim, para a gente cantar na Igreja? A forma mais elevada de louvar a Deus é louvar no Espírito. Portanto cantar em línguas serve para louvar a Deus. Já não é a sua mente que vai louvar a Deus mas o seu espírito. Não há forma mais elevada de louvar a Deus do que no Espírito.
João 4:23-24 - "... os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade".
Muitos irmãos querem fazer tudo carne; ou seja, na mente raramente oram em línguas. Não ligam nenhuma aos dons do Espírito Santo. Gozam com o poder de Deus e a unção de Deus. Quer dizer, querem fazer as coisas na Igreja mas na carne e na mente deles. Não vai dar.
Orar em línguas, louvar a Deus em línguas é a coisa que mais satisfação dá ao nosso espírito. E vou dizer-vos uma coisa: isto ainda é o princípio! Quem me dera nós já estarmos mais avançados. Quando você vê o conjunto todo a cantar em línguas, etc, você pensa: "Ah, que coisa tão grande e maravilhosa!" Mas é só o princípio. A seguir a isso vêm os dons do Espírito Santo; vêm novos cânticos. Muitos dos cânticos que nós cantamos aqui são cânticos que foram dados pelo Espírito de Deus, enquanto os irmãos estavam a cantar em línguas. São cânticos novos.
Efésios 5:19 - "Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais, cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração".
Cânticos espirituais, não é um irmão ensaiar um cântico em casa. É quando nós estamos todos no Espírito, e de repente surge uma música nova. E à medida que o “conjunto” se vai conhecendo melhor e melhor, e os irmãos também vão andando mais no Espírito e vão permitindo que o Espírito Santo faça mais coisas, então iremos ver novos cânticos aparecer na Igreja.
Quando nós louvamos em línguas parece que, finalmente, encontramos aquilo que o nosso coração tanto desejava.
Orar, louvar a Deus em línguas é o louvor que dá mais satisfação ao nosso coração.
I Coríntios 14:15 - "Que farei, pois? Orarei com o Espírito mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento".
Quero encorajar os irmãos a orarem em línguas, todos os dias. O crescimento espiritual de cada um de nós depende de vários factores e um deles é quanto tempo dispende a orar em línguas.
"Ah, Pastor, eu não sinto nada".
"Mas isto não é por sentimentos, meu amigo! Você comece a orar em línguas um bocadinho. Ao fim de um quarto de hora vai ver se não sente "um borbulhar" do Espírito Santo dentro de si. O meu conselho é este: ore regularmente em línguas durante um quarto de hora todos os dias e no mesmo sítio. Se você não conseguir orar uma hora por dia ore, nem que seja, quinze minutos. Se já é costume orar quinze minutos, então aumente para meia hora. Se já ora meia hora, então aumente para 3 quartos de hora e por aí fora. Mas ore todos os dias e vai ver que a sua vida nunca mais vai ser a mesma.
Quando você estiver a orar em línguas, Deus vai implantar dentro do seu espírito a direcção para a sua vida e você vai, inclusivé, orar por si mesmo, sem saber. Quando o diabo quizer fazer isso ou aquilo, ciladas contra si, você nem dá por elas. Passa por cima disso tudo porque, estando a orar em línguas, o Espírito Santo está a guiá-lo e a proteger-lhe".
Provérbios 20:27 - "O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, que esquadrinha todo o mais íntimo do ventre"
É no seu espírito que Deus o iluminará. Deus guia os seus filhos pelo espírito (testemunho interior), não pela mente.
Quanto mais você orar em línguas, mais sensível se torna ao Espírito de Deus e terá mais confiança no testemunho interior, para se deixar conduzir e influenciar por Ele.
Orar em línguas é vital. Não só os pastores devem orar em línguas, como também os irmãos devem orar em línguas.
Incentivo a igreja toda a orar todos os dias. Claro que não há nenhuma condenação; se o irmão não quizer orar, não ora. O problema não é meu. Mas uma Igreja só cresce mais e mais à medida que todos nós formos orando em línguas e crescendo nas coisas do Espírito. Amém!
4.5- PARA OBTER DIRECÇÃO DE DEUS
Quando oramos em línguas o nosso espírito fala com Deus e Ele responde-nos, falando também ao nosso espírito.
Por vezes, ao orarmos em línguas, Deus dá-nos a "Interpretação" do que estamos a dizer e a interpretação é Deus a falar connosco, dando "instruções" para a nossa vida pessoal.
Note, no entanto, que é à medida que pusermos isto em prática que ganhamos sensibilidade ao Espírito Santo.
PARTE PRÁTICA
Tiago 1:22 - "E sede praticantes da Palavra e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos"
5. A ORDEM DAS LÍNGUAS.
As desordens acontecidas em Corinto fizeram que Paulo estabelecesse algumas regras. Esses regulamentos devem ser seguidos por todos os que pensam ser espirituais (I Coríntios 14:37-38). A. Tudo deve ser feito de maneira ordenada - I Coríntios 14:32-33; 40.
B. A igreja, como um todo, deve desejar que os melhores dons (aqueles que edificam) possam ser encontrados entre os membros (I Coríntios 12:31).
As línguas foram um dos menores dons (I Coríntios 14:5).
C. As línguas devem ser interpretadas - I Coríntios 14:28.
D. Só uma pessoa pode falar a cada vez - I Coríntios 14:27 e 30.
E. Em qualquer culto somente três pessoas podem falar em línguas - I Coríntios 14:27.
F. Não devem ser proibidas as línguas - l Coríntios 14:39.
